quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cusco Baldoso : Vela Santista e ABVC em Santos

(Copiado de http://veleirobaldoso.blogspot.com.br)

A vela em Santos passa por um período interessante. As pessoas estão mais gregárias e colocando o foco não apenas em regatas, vocação mais ou menos óbvia de uma região que tem uma boa raia mas que a primeira vista não tem muitas opções de passeios.

Um primeiro sinal disso foi a feliz nomeação de Volnys Borges Bernal (veleiro Jazz 4) para uma inédita vice-presidência da ABVC em Santos. Apesar de haver muitos veleiros por aqui (e, s.m.j., onde há veleiros, há cruzeiristas em potencial), para aquela instituição Santos/Guarujá, até bem pouco tempo era apenas uma escala do Cruzeiro Costa Sul. A ABVC tem um grande potencial na difusão da vela de lazer.

Em paralelo às ações da ABVC, a flotilha santista tem se organizado de forma mais ativa e animada. Em 2013, além da regata de aniversário da cidade, já houve um passeio de carnaval e um belo churrasco de confraternização na praia do Sangava (que eu nem acredito que perdi!). Além disso todas essas ações têm sido divulgadas além dos "muros" do Clube Internacional de Regatas, o que é extremamente positivo e democrático!

Juca Andrade



Obrigado pelos comentários Juca, mas não fui o único responsável por isso. Gostaria de ressaltar o trabalho e dedicação do Zé Carlos Crispin (CIR), quem idealizou e organizou o CarnaFolia, e ao Alexandre Garcia (CIR) e Silvio Bello (Praia Grande) que apoiou no encontro dos velejadores na Praia do Sangava. 

Acho que nós velejadores, independente de Clubes ou de associações, podemos nos organizar para realizar estes eventos. As vezes nos acomodamos e não percebemos que podemos mudar a situação. Eu mesmo, não fosse a indicação para a ABVC Santos, não teria feito estas iniciativas. E tudo foi feito até o momento sem o envolvimento da ABVC.

Pensando em como alterar o "status quo", identifiquei os seguinte problemas:
  • Ausência de um local que pudesse ser utilizado para divulgação de ventos de vela na baixada santista (calendário de eventos, avisos de regata, resultados das regatas, fotos dos eventos, palestras, etc);
  • Ausência de eventos náuticos (encontros, passeios, cruzeiros) na região;
  • Novos velejadores, principalmente de monotipo, que serve de escola para os velejadores de regata de oceano.
Por isso criei o site "Vela Santista" (vela-santista.blogspot.com) para divulgação dos eventos (regatas, passeios, cruzeiros, encontros, palestras, etc) para velejadores de oceano e monotipo. Cabe a nós velejadores, e neste contexto conto também com você, organizar os encontros e passeios. 

A ABVC-Santos irá se concentrar na organização de cruzeiros/mini-cruzeiros na região para os associados, pois envolve uma logística mais complexa, com regulamentos de participação, inscrição, captação de recursos, contato com prefeituras/clubes/entidades, etc. Neste contexto, criei o site da ABVC-Santos (abvc-santos.blogspot.com), focado nos eventos regionais e nacionais da ABVC.