segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sucesso da Santos Rio

Neste ano, uma inovação introduzida na tradicional Regata Santos-Rio, permitiu aos espectadores o acompanhamento em tempo real do andamento da regata. Parabéns à organização do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro, em propiciar esta excelente maneira de divulgar a vela. 
O acompanhamento em tempo real foi possível por meio da utilização do SPOT cedido pela ABVO. O SPOT é um equipamento que encaminha, a cada 10 minutos, mensagens por satélite sobre a posição do veleiro. Desta forma, foi possível visualizar em uma aplicação na Internet a localização de cada embarcação na regata.


A largada da regata foi no sábado, 26 de outubro, ao meio dia, em um dia nublado com bons ventos soprando de leste.



Após uma excelente largada, o veleiro clássico Cairú III da Classe Brasil (na foto abaixo, à esquerda), durante os primeiros momentos da regata, chegou a disputar colocações com veleiros modernos.


O sábado teve predominância de vento forte de leste, com poucos momentos de calmaria. O mesmo ocorreu no domingo, até o meio da tarde, quando, após uma calmaria, entrou um forte sudoeste.

Ocorreram alguns abandonos: Montecristo, Sessentão e Okey Dokey.

O fita azul ficou com o Magia V, de Torben Grael, que chegou pouco depois das 18h00, seguido de perto do veleiro Sorsa, do comandante Paes Leme, em sua 42ª Santos Rio.

Os primeiros a chegar foram:
  • Magia V, ORC/IRC/S40, CNC
  • Sorsa, ORC, ICRJ
  • Lexus Chroma, ORC, ICS
  • Zing 2, ORC/IRC, ICRJ
  • Rudá, ORC/IRC, Supmar