A edição 2015 da Regata Volta da Ilha dos Arvoredos 2015 foi disputada com vento sul, 15 nós e mar bastante agitado com ondas de sueste, o que provocou várias desistências, Dos 13 inscritos, largaram 11 e completaram apenas 8.
Na IRC, o vencedor foi o Rudá (Benneteau Frist 40) de Guilherme Hernandez, deixando a disputa pelo segundo lugar entre Asbar IV (Benneteau First 35) de Jonas Penteado e H3+ (Farr 31) de Carlos Alberto Fernandes (o Rato). Melhor para o H3+ por uma diferença de apenas 9 segundos no tempo corrigido.
Foto: Marco Yamin |
Na RGS, o vencedor foi o ICTi (Aruba 26) de Alfredo Peres Neto e na RGS Cruiser, o Chrispin II (Farr/Ahune 38) de Jose Carlos de Souza.
O Lexus/Chroma (B&C 47), único barco da classe ORC, de Luiz Gustavo de Crecenzo, foi o fita azul.
A regata Volta da Ilha dos Arvoredos foi idealizada em 1958 por Fernando Lee, sócio do ICS e dono da ilha situada na costa do Guarujá, distante de Santos 17 milhas, num percurso de ida e volta e tornou-se a mais tradicional prova da vela de oceano paulista.
Com o falecimento do seu idealizador em 1993, a disputa anual foi interrompida, voltando em 2010 por iniciativa do ICS, sendo patrocinada pela SUUNTO marca finlandesa de equipamentos esportivos de precisão, desde 2010 e contando com o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee que mantem atualmente a ilha.
Próxima regata de percurso oceânico em Santos será dia 10 de outubro, a Regata Volta da Laje da Conceição, com 50 milhas.
(Fonte: adaptação do release do evento)