domingo, 1 de junho de 2014

Navio se desvia de veleiro no canal do porto de Santos.

FONTE: Jornal A Tribuna On-line (www.atribuna.com.br), reportatgem  "Imagens registram quase colisão entre navio e veleiro" (http://www.atribuna.com.br/porto-mar/imagens-registram-quase-colis%C3%A3o-entre-navio-e-veleiro-1.382849).

Um grande veleiro visitante na região de Santos quase foi abarroado por um pequeno navio no Canal do Porto de Santos (próximo ao Aquário Municipal). 

Foi por muito pouco que não ocorreu o abarroamento das duas embarcações. Navios geralmente possuem grandes restrições de manobra em canais porque são obrigados a navegar por um canal estreito devido ao seu calado e porque possuem muita inércia, que impede a diminuição ou aumento da velocidade e dificulta a mudança da sua direção de forma rápida. Felizmente o navio era de pequeno porte o que permitiu a manobra de evasão.

Existem regras internacionais que determinam a preferência das embarcações na navegação. Particularmente, o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM) trata especificamente deste tema. Existem algumas seções desta norma que se aplicam à situação como a "Regra 9 - Canais Estreitos" e a "Regra 13 - Ultrapassagem". Estas regras levam em conta, inclusive, o tamanho da embarcação (se maior ou menor que 20 metros). Teria a embarcação alcançada mais que 20 metros? De quem era efetivamente a preferência nesta situação?

Tanto a situação de ultrapassagem quanto a situação de emergência ou de limitação de manobra devem ser avisadas, podendo o comandante da embarcação fazer uso de diversos meios previstos nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAN): através de canais de rádio de emergência com frequência pré-definida (VHF canal 16 ou HF SSB 4.125 kHz ) e sinais sonoros. No vídeo não é possível determinar se foram empregados meios para aviso destas situações.

De qualquer forma, fica clara a importância do conhecimento por parte dos comandantes das embarcações de tais regras.

** Veja atualização deste post em http://vela-santista.blogspot.com.br/2014/06/veleiro-pangea-quase-abarroado-por.html .