sábado, 9 de maio de 2015

5 veleiros pedem resgate em violenta tempestade e exige megaoperação da marinha e força aérea portuguesa

Madrugada de 6 de maio, quarta-feira. Uma violenta tempestade atinge cinco veleiros que cruzavam o Atlântico Norte em direção à Europa, 500 milhas a sul do arquipélago dos Açores. Ventos próximos dos 90 km/h e vagas de 10 metros. 

Em uma das operações realizadas pela Força Aérea Portuguesa 4 tripulantes foram resgatados de um veleiro navegava em capa, cujo veleiro fazia uso de um drogue e, mesmo assim, navegava em velocidade.

Vídeo de um dos resgates realizados pela força aérea portuguesa.

Infelizmente, em uma outra operação, uma menina de 6 anos, resgatada junto com seu pai após permanecer por horas no mar, veio a falecer. 

Veja a reportagem completa no diário português Expresso "Tempestade no Atlântico. A megaoperação que durou 34 horas" e na reportagem do Almanáutica "Tempestade-nos-acores-aterroriza-cinco-veleiros-uma-crianca-morreu".

Drogue e âncora de mar

Um drogue é um dispositivo externo arrastado pela água e amarrado à popa da embarcação usado  ​​para diminuir sua velocidade e para manter seu casco perpendicular às ondas durante uma tempestade. Geralmente possui de 20 a 75 metros de comprimento. Com o uso do drogue, a embarcação não acelera excessivamente na descida da onda para embicar na seguinte. O drogue deve manter uma velocidade entre 2 e 3 nós. O drogue pode ser utilizado, também, em situação de perda do leme, pois mantém a embarcação em um rumo constante.

O drogue, quando lançado, limita a manobrabilidade da embarcação. Em algumas situações pode ser  muito difícil recolhe-lo devido à força exercida. Por este motivo, caso existam embarcações nas proximidades é importante emitir alerta de segurança ("securitée") pelo VHF.
Uma âncora de mar (sea anchor) é conceitualmente semelhante ao drogue, porém é amarrada na proa e tem como objetivo manter a embarcação máximo possível parada e aproada às ondas.

Em situações de tempestade a âncora de mar é tão importante que a Guarda Costeira da Nova Zelândia recentemente acrescentou uma âncora de mar aos itens obrigatórios das embarcações para mar aberto (Yachting New Zealand Safety Regulations: 17.32 (M) A sea anchor OR drogue OR other).