domingo, 3 de maio de 2015

A sensacional regata Volta da Laje de Santos

Dia 1º de maio foi dia de uma regata diferente, a Volta da Laje de Santos, que inovou com uma proposta de uma regata notura de aproximadamente 40 Mn.

A largada ocorreu exatamente às 16h00. Na raia 10 veleiros: Lexus/Chroma, Mandinga, Pelayo,
Pi-Shortsco, Aloha, Panã Panã, Chrispin II, Grazina, Dreams II e Meltemi. Os resultados foram válidos para a 4ª etapa do Circuito Santista de Vela de Oceano.

Visão da largada a bordo do veleiro Lexu/Chroma.

Veleiros logo após a largada.

Apesar de observar na praia um final de ressaca, o mar estava relativamente tranquilo, com ondulação ente 1 e 1,5 m de sul com vergalhões espaçados em 12 s. O vento era sudeste com 7 nós, que foi aumentando levemente ao longo da regata. A ida foi em uma orça com um único bordo. O retorno, quase um través, na mesma direção e sentido das ondas, o que propiciava surfar algumas ondas. 

Na montagem da Laje de Santos era possível ve-la muito bem, pois estava iluminada pela lua cheia. O primeiro a monta-la foi o Lexus/Chroma, com 8 nós de vento. O Mandinga, meia hora depois, montou com 10 nós.
Últimos raios de sol a bordo do Lexus/Chroma durante a regata.

O fita azul foi o Lexus/Chroma, que cruzou a linha de chegada as 21h53.

Todos os velejadores comentaram que foi uma regata sensacional:bons ventos, ondulação que não incomodava e o mar iluminado por uma bela lua cheia.